Nos hospitais ou em casa para o tratamento de clientes com alguma comorbidade (doença), a utilização de cardápios variados e balanceados com nutrientes na proporção adequada é eficaz para colaborar para recuperação da saúde. Além disso, clientes que estejam com uma boa saúde ter uma alimentação equilibrada colabora para manutenção da saúde.
O uso de frutas, verduras e leguminosas é uma boa alternativa, além de acrescentar quando necessário apenas molhos e preparações naturais, sem uso de conservantes ou temperos industrializados. A minimização do uso de ultra processados é importante para uma saúde em dia.
No entanto, faz-se necessário manter um bom sabor, aparência, aroma, que permitirão uma maior aceitabilidade do cliente. Aprimorar as técnicas também é importante, ter uma boa apresentação aumenta a vontade de consumir o alimento e estimula o organismo para aquisição do mesmo. Uma boa dica é consumir junto dos alimentos os temperos naturais, que permitirão um cheiro bom e aspectos diferenciados, entre eles temos: manjericão, orégano, tomilho, coentro, salsinha, entre outros.
Entretanto, dependendo da comorbidade e das doenças de base, etc, faz-se necessário a restrição de gordura, sal, açúcar, textura, consistência, entre outros, e quem vai orientar será seu médico e seu nutricionista. Escute-os.